As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo na noite de sexta-feira (11) resultaram em sete mortes, conforme informou a Defesa Civil neste sábado (12). Entre as vítimas, três morreram em Bauru, no interior paulista, devido à queda de um muro, incluindo um homem, uma mulher e uma criança, cujas identidades ainda não foram divulgadas.
Em Cotia, na região metropolitana, o desabamento de outro muro causou a morte de mais duas pessoas. Outras duas vítimas fatais foram registradas devido à queda de árvores: uma no bairro de Campo Limpo, na zona sul da capital, e outra em Diadema, também na região metropolitana.
🚨VEJA: Tempestade no estado de SP mata quatro pessoas e deixaram três gravemente feridos, diz Defesa Civil. pic.twitter.com/jrguVz0K60
— Hora da Fofoca (@horadafofocatv) October 12, 2024
Além das perdas humanas, a tempestade provocou uma série de problemas na infraestrutura. A Enel, concessionária de energia responsável pelo fornecimento no estado, informou que 1,6 milhão de clientes ainda estão sem luz neste sábado.
Bom dia pessoal, que Deus cuide de todos nós gratidão senhor.
Gente olha o causo da tempestade de ontem à noite aqui na zona sul de SP isso é só na minha rua, tem lugares piores…. pic.twitter.com/7M2PgLKDKI— Maria Neide (@ne29931066) October 12, 2024
No total, cerca de 2,1 milhões de locais foram afetados pelos apagões, que começaram por volta das 20 horas de sexta-feira. A tempestade também gerou transtornos nas linhas de trem e metrô, dificultando a mobilidade urbana.
Em São Paulo, a situação foi agravada pelos fortes ventos, que chegaram a 107 km/h na zona sul da cidade, o que representa a rajada de vento mais intensa registrada pela Defesa Civil desde o início da série histórica de dados, em 1995.
TORNADO🌪️ EM SOMBRIO SC
Durante a o período da 02h30min na madrugada do sábado (18/11/2023), um Tornado atingiu o município de Sombrio (Litoral Sul), provocando ventos fortíssimos e destrutivos em curto espaço de tempo.
Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho
Imagens: DC de Sombrio pic.twitter.com/RIT6owNlrC
— Meteorologista Piter Scheuer 🌪 (@Piter_Scheuer) November 20, 2023
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após a queda de uma árvore na Rua Professora Nina Stocco, no bairro de Campo Limpo, também resultado da tempestade.
Esse cenário de destruição evidencia a gravidade das chuvas que afetam o estado e ressalta a necessidade de medidas preventivas para minimizar os impactos de desastres naturais, que, além de causar mortes, comprometem seriamente a infraestrutura urbana e o cotidiano da população.
Assustadora tempestade sobre São Paulo SP, ontem. pic.twitter.com/APkNpcwoWp
— ᒪᕮⅤϒ (@LevySallahK) October 12, 2024
As autoridades seguem monitorando as áreas afetadas e prestando assistência às famílias das vítimas. Há previsão de mais chuva para toda a região, contudo, em intensidade menor.