Saúde

Síndrome do intestino irritável: O que é e quais são os sintomas do quadro de saúde de Yasmin Brunet do BBB24, afirmou ter

Cuide bem da sua saúde!

ANÚNCIOS

A vigésima quarta edição do Big Brother Brasil tem movimentado as redes sociais e os meios de entretenimento. Entre os confinados do reality da Globo, está a modelo, empresária e influencer digital Yasmin Brunet, a famosa que faz parte do grupo do ‘Camarote’, já falou algumas vezes sobre um quadro de saúde com o qual precisa lidar, se trata da Síndrome do intestino irritável.

Você sabe o que é e quais são os sintomas do quadro de saúde que apresenta a atual moradora da casa mais vigiada do Brasil?

Veja o que é Síndrome do intestino irritável?

A síndrome do cólon irritável (SCI) e/ou Síndrome do intestino irritável (SII) é uma ocorrência frequente e crônica que afeta o sistema digestivo, sendo categorizada como uma condição funcional.

Ela impacta tanto o intestino grosso quanto o delgado, demandando atenção médica constante ao longo do tempo.

Essa condição se manifesta por episódios repetidos de desconforto abdominal, associados a sintomas como diarreia, constipação e dores, os quais perduram por um período mínimo de 12 semanas.

ANÚNCIOS

Causas

Os músculos que revestem as paredes dos intestinos desempenham um papel crucial, contraindo-se e relaxando-se para facilitar o movimento dos alimentos do estômago em direção ao intestino reto. Na presença da síndrome do intestino irritável, essas contrações podem se tornar excessivamente intensas e prolongadas em comparação com o padrão considerado normal.

Isso leva à manifestação de alguns sintomas distintivos da doença, tais como dor abdominal, gases, flatulência e diarreia. Por outro lado, é possível que ocorra o inverso, ou seja, as contrações intestinais podem enfraquecer além do normal, retardando o trânsito dos alimentos e resultando em fezes endurecidas.

Nesse contexto, diversos fatores contribuem para o surgimento dos desconfortos associados à síndrome do intestino irritável, incluindo:

ANÚNCIOS
  • Alimentação não saudável;
  • Estresse;
  • Hormônios;
  • Doenças pré-existentes, como por exemplo, gastroenterite.

Principais sintomas da síndrome do intestino irritável:

  • Desconforto abdominal ou cólicas;
  • Percepção de distensão;
  • Acúmulo de gases;
  • Episódios de diarreia ou constipação – ocasionalmente alternando entre os dois;
  • Presença de muco nas fezes;
  • Sensação de esvaziamento inadequado do intestino.

Fique atento aos sintomas citados acima e caso seja necessário procure um médico de sua confiança.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.