Curiosidades

Segurar a mão da pessoa amada alivia dores e sentir seu cheiro acalma

No estudo foram testados 96 casais e por fim, o cheiro da pessoa amada diminuiu os níveis de cortisol e hormônios do estresse.

As dores são as nossas piores inimigas, não é mesmo!? Dor de cabeça, dor nas costas, musculares e em outras partes do corpo, muitas delas são aliviadas apenas com remédios, mas vou contar para vocês que o simples fato de dar a mão para a pessoa amada pode aliviar a maioria das nossas dores. Você não acredita, né!? Acompanhe abaixo o estudo que comprova isso.

PUBLICIDADE

O estudo foi realizado na Universidade do Colorado e na de Haifa, nos EUA, e foi feito com 32 casais que possuem um relacionamento estável. No momento em que eles estavam juntos, os seus ritmos respiratórios e cardíacos se sincronizavam e aumentavam cada vez que eles se abraçavam ou se deitavam lado a lado, essa sintonia mudava quando um deles sentia dor em seu braço, por exemplo, e só voltava a sincronizar quando o outro pegava na mão do (a) parceiro (a) que estava com dor, fazendo com que a dor aliviasse e os batimentos voltassem com a sincronia, trazendo uma sensação maravilhosa.

Isso só acontece porque temos uma parte do cérebro que é afetada pela sincronia experimentada por casais apaixonados, ela é conhecida como córtex cingulado anterior, que é responsável pelo entendimento da dor e funções cardíacas e respiratórias.

PUBLICIDADE

Outro ponto interessante e também comprovado em um estudo feito no Canadá, na Universidade da Colúmbia Britânica, é o fato de que sentir o cheiro do seu parceiro pode ser um calmante natural, nesse estudo foram testados 96 casais e por fim, o cheiro da pessoa amada diminuiu os níveis de cortisol e hormônios do estresse.

Para entender melhor como foi feito esse estudo, os homens tiveram que usar uma camiseta durante 24 horas, sem aplicar qualquer tipo de produto, como perfume e desodorante, tiveram que ficar ao natural, com o cheiro do corpo apenas, depois disto as camisetas eram levadas até as suas mulheres com mais 2 camisetas distintas, que era 1 sem uso nenhum e outra que havia sido vestida por um estranho.

PUBLICIDADE

Foram medindo os níveis de estresse e cortisol do corpo delas conforme elas cheiravam as camisetas, quando era a camiseta do seu parceiro, o nível de estresse reduzia e muito, e quando era a de outro homem, o nível de cortisol aumentava.