Estudos científicos conduzidos por especialistas de todo o mundo ao longo dos últimos anos chegaram à conclusão de que o consumo de alimentos altamente processados aumenta o risco de doenças no corpo humano. Dentre as principais mazelas está o câncer, podendo se desenvolver em 34 tipos distintos.
Engana-se quem pensa que apenas o consumo de alimentos sólidos altamente processados é prejudicial à saúde. Diversas bebidas, muitas vezes tidas como inofensivas – e até alternativas saudáveis – carregam riscos igualmente elevados de desenvolvimento de câncer.
De acordo com tais pesquisas científicas, as bebidas industrializadas mais danosas ao ser humano são aquelas que carregam elevadas taxas de açúcar em sua composição. Com efeito, o consumo deve ser reduzido e, nos melhores casos, abolido da dieta.
Dentre as bebidas prejudiciais, destacam-se cinco, altamente consumidas pelos brasileiros em geral: refrigerantes, sucos industrializados, bebidas alcoólicas, achocolatados e sucos em pó.
Alguns dos estudos mais recentes apontam que o risco de desenvolver câncer de quem ingere mais de 250mL de algumas dessas substâncias semanalmente é 40% maior em comparação a um indivíduo que não os consomem.
O principal alerta fica para as crianças. Os pais devem ter ciência de que, quanto mais tarde o início dos hábitos alimentares saudáveis, maiores as propensões de desenvolverem doenças graves e fatais.
Com efeito, a recomendação é que o consumo de bebidas altamente industrializadas seja abolido da alimentação. A medida, por mais que sacrificante em um primeiro momento, garantirá uma maior qualidade de vida e longevidade.