Uma educadora de 39 anos foi formalmente acusada de cometer o crime de maus-tratos contra duas crianças com menos de dois anos de idade, que alegadamente foram restritas durante as refeições em uma creche pública localizada na região Oeste de Santa Catarina, conforme declarou a Polícia Civil.
Como medida preventiva, ela foi desligada de suas funções. O nome da cidade onde os incidentes ocorreram não será divulgado, a fim de proteger a identidade dos estudantes envolvidos.
Conforme Lucas Almeida, o delegado que está encarregado da investigação, registros de uma câmera de segurança instalada no estabelecimento mostram uma estudante de 1 ano e 10 meses com as pernas amarradas com uma fita no refeitório, durante o café da manhã, em 22 de setembro de 2023.
No decorrer das apurações, a Polícia Civil constatou que a suspeita teria praticado o mesmo ato com um aluno de 1 ano e 7 meses. Não foram identificados sinais de agressões nas crianças.
A prefeitura, através de sua assessoria, anunciou na sexta-feira (20) que a funcionária foi afastada e um processo administrativo foi instaurado para investigar as acusações assim que tiveram conhecimento dos acontecimentos. O indiciamento ocorreu na quarta-feira (18).
O processo investigatório foi enviado ao Ministério Público de Santa Catarina e, de acordo com a instituição, encontra-se em fase de análise desde esta sexta-feira.
A preservação da identidade das crianças é de fundamental importância para que os menores de idade não sejam expostos neste caso que segue sob investigação.