Notícias

Rússia faz alerta a cidadãos sobre viagens de fim de ano e afirma que relação com EUA esta ‘à beira da ruptura’

ANÚNCIOS

Países vivem tensão crescente há décadas.

ANÚNCIOS

Nesta quarta-feira (11/12), a Rússia fez declarações que geraram alerta em portais de notícia de todo o mundo. Maria Zakharova, porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, emitiu alerta aos cidadãos russos que farão viagens de fim de ano.

Zakharova fez um alerta aos cidadãos russos que decidiram viajar para o exterior, afirmando que existe risco de “perseguição” em alguns países, citando Estados Unidos, Canadá e países membro da União Europeia.

ANÚNCIOS

“No contexto do crescente confronto nas relações russo-americanas, que estão à beira da ruptura devido a falhas de Washington, viagens aos Estados Unidos da América em particular ou por necessidade oficial estão repletas de riscos sérios”, afirmou.

Zakharova reforçou de forma contundente que cidadãos russos devem evitar esses destinos, sob risco de serem perseguidos por autoridades locais. Sobre a União Europeia, a porta-voz citou “algumas exceções”, se referindo aos países que mantém boa relação com a Rússia.

A tensão entre Rússia e Estados Unidos não é uma novidade, mas vem atingindo níveis alarmantes. Para o próximo ano, com Trump assumindo a presidência dos EUA, analistas dividiram opiniões sobre as projeções.

Um dos principais pontos de divergência entre os países diz respeito a guerra na Ucrânia. Os EUA são um dos maiores financiadores da Ucrânia e autorizou o uso de armamento americano contra a Rússia.

A Rússia, por sua vez, é uma ferrenha crítica a OTAN, da qual os EUA são membro, e foi quem deu início a guerra na Ucrânia. A tensão entre os dois países, na verdade, dura décadas, mas vem ganhando novos capítulos com o atual conflito.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.