Há quatro anos atrás, a atriz Roberta Rodrigues integrou o elenco da novela “Nos Tempos do Imperador”. Nos bastidores da produção, a atriz viveu uma das piores experiências possíveis: racismo.
Na época, a atriz tomou a decisão de mover uma ação contra a emissora. No processo, acusou o diretor artístico Vinícius Coimbra de racismo. A atriz Dani Ornellas também moveu a ação.
Em entrevista ao portal Leo Dias, Rodrigues falou sobre o caso e deu detalhes. Na época, a atriz revelou que foi diagnosticada com problemas emocionais por conta da experiência na novela.
Na entrevista, Roberta lembrou que os atores negros do elenco todos tiveram uma experiência semelhante. No entanto, apenas ela e a atriz Ornellas decidiram mover a ação na Justiça.
“Eu, Dani Ornellas decidimos entrar com processo, os outros cinco atores não. Muitos anos depois, três anos depois, eu ganhei o processo, tanto por assédio moral como racismo. E isso é para mostrar às pessoas que não precisa ter medo, que racismo é crime, e que a gente tem que correr atrás dos nossos direitos”, disse.
Roberta ainda falou mais detalhes da produção. A atriz lembra que a novela, na época, gerou polêmica por algumas cenas de racismo reverso. Em decorrência disso, os atores negros teriam sido levados a uma reunião secreta onde o racismo da produção ficou escancarado.
“Em nenhum momento houve um apoio, a gente procurou ajuda da direção e ninguém fez nada”, disse a atriz, revelando que foi neste momento que a decisão de mover a ação na Justiça foi tomada.
O processo durou anos, mas a atriz acabou ganhando na Justiça. A Globo, como contratante, foi condenada a indenizar a atriz em R$500 mil. Na entrevista, Roberta falou da importância de denunciar.