O Brasil se despede de Rita Lee nesta semana, uma lenda da música não apenas brasileira, mas internacional. A morte de Rita Lee foi confirmada por sua família e, nesta quarta-feira (10/05), foi realizado o funeral.
Com a confirmação da notícia, inevitavelmente muitos assuntos associados à cantora passaram a receber um novo olhar de curiosidade do público. Muitas pessoas, especialmente mais novas, inclusive a conheceram apenas agora.
Um dos pontos curiosos sobre a figura de Rita Lee diz respeito exatamente ao seu nome. Muita gente pensa que o nome foi escolhido como nome artístico, mas na verdade trata-se do nome de batismo da cantora.
Rita era filha de um descendente de estadunidenses, Charles Fenley Jones, e uma descendente de italianos, Romilda Padula. A cantora ainda duas irmãs e todas receberam o sobrenome “Lee”.
O nome teria sido uma ideia do pai da cantora, em homenagem ao general do exército confederado americano, Robert E. Lee. As informações são do jornal O Globo. O general lutou ao lado de sulistas estadunidenses, e perdeu.
Rita Lee assumiu o sobrenome, inclusive escolheu passa-lo aos filhos. No entanto, quando se casou com Roberto de Carvalho, a cantora também adotou o último nome do marido.
Ao longo de sua trajetória, curiosamente, Rita provou não ter afinidade alguma com os pensamentos do homem que acabou inspirando seu sobrenome, ainda assim escolheu usar o “Lee” em sua carreira na música e assim será lembrada.