O final de Renascer, novela produzida pelo Grupo Globo, vai ao ar no horário nobre da emissora dos herdeiros de Roberto Marinho, logo após a exibição do Jornal Nacional.
Durante a exibição dos capítulos finais, José Inocêncio vai perder sua vida de forma trágica em uma sequência de imagens que prometem levar muitas emoções ao público.
No desenrolar da trama, antes de morrer José Inocêncio toma decisões importantes, começando por pedir a Inácia que se desfaça da manta, um objeto que parece ter grande importância simbólica.
A decisão do rei do cacau, deixa Inácia surpresa, já que a manta é a lembrança mais ‘viva’ de Maria Santa, por isso o pedido de José Inocêncio causa calafrios na velha amiga do coronel.
Em sua ausência, ele delega a administração da fazenda a Bento e Kika, o que causa sentimentos de abandono em seu filho João Pedro, que se sente deixado de lado pelo pai.
Enquanto isso, Egídio tenta negociar com Iolanda, prometendo não prejudicar Tião e os acampados em troca de vantagens no processo de divórcio. Essa decisão de Iolanda, de abrir mão de seus direitos como ex-mulher de Egídio, deixa o Pastor Lívio confuso, sem entender suas motivações.
De volta à fazenda, Bento retorna com uma atitude arrogante, já se considerando o novo coronel, mas logo é repreendido por Inácia. Em meio a essas tensões, Eliana revela a Kika que está grávida e pede ajuda à advogada, sugerindo que novos desafios estão por vir para esses personagens.