O querido ator, escritor, encenador, tradutor e professor Fernando José Rodrigues, teve o seu falecimento confirmado aos 68 anos de idade. Durante sua trajetória, ele desenvolveu importantes projetos culturais.
Um destaque de sua carreira foi a criação do grupo ‘O Gato – Palavras de Sobra’, no qual atuou como dramaturgo, encenador e ator. “Ele era a alma e a força motriz. Era uma força congregadora da criatividade do grupo. Vai fazer muita falta”, lamentou Zéto Antunes.
Zéto é o vice-presidente do grupo de teatro e não conseguiu esconder sua tristeza diante da perda repentina do ator e professor, que apesar de ter problemas de saúde, não se encontra em estado crítico.
Além de seu trabalho como ator e docente, Fernando também recebeu destaque no campo literário, após ter recebido o Prêmio Literário Almeida Firmino, em 2006, pelo livros ‘Gestos Esquecidos’.
https://www.instagram.com/p/CqWf4eNtCp2/
O escritor também ganhou outras premiações e seu último romance foi lançado em 2023, com a temática de explorar a ideia de que a invasão alemã tivesse sido bem-sucedida à Inglaterra durante a II Guerra Mundial.
https://www.instagram.com/p/CgcEuAlNzcg/
Além de seu papel no teatro e na escrita, destacou-se como tradutor e professor, lecionando Língua e Cultura Portuguesas em universidades na Inglaterra e na Suécia. Sua perda é sentida por toda a comunidade cultural de Leiria.
O ator morreu em Portugal, na região de Leiria, apesar de ser natural de Coimbra. Ele residia há vários anos na cidade e muitos lamentam sua partida.