Nos últimos dias, o sul do país tem enfrentado fortes chuvas que têm causado impactos significativos na região. As precipitações intensas têm levado a inundações, deslizamentos de terra e outras consequências desafiadoras para as comunidades locais.
As enchentes resultantes dessas chuvas têm causado danos em infraestruturas, desalojando famílias e gerando preocupações em relação à segurança pública.
As autoridades têm trabalhado arduamente para prestar assistência às áreas afetadas e implementar medidas de prevenção de desastres, enquanto a população se une para lidar com os desafios dessas condições climáticas extremas, ressaltando a necessidade de uma abordagem coordenada e sustentável para enfrentar as mudanças climáticas em curso.
Até o último domingo, dia 15 de outubro, foram confirmadas pelo menos quatros mortes que são consequências das chuvas que tem atingido o estado de Santa Catarina. A perda dessas vidas aconteceram entre os dias 4 e 14 deste mês.
A primeira vítima foi Paulo Torinelli, de 65 anos, que era de de Rio do Oeste. Era agricultor e faleceu após passar de bicicleta por uma área rural alagada. No dia 4 de outubro ele deixou a esposa, uma filha e um neto.
Dez dias depois, dia 14 de outubro, Olívia Becker Berto, de 75 anos, também morreu. Após sair de casa na quarta, dia 11 de outubro, para se refugiar do alagamento, no sábado ela tentou retornar para sua residência. No entanto ao tentar entrar pela sacada acabou caindo na água e morreu afogada deixando o marido e o filho.
No dia 7 de outubro, Rodrigo José de Farias, de 42 anos, se afogou após uma tentativa de passar de carro por uma estrada alagada em Palmeira. Para isso utilizou seu veículo, uma Fiat Strada, que acabou submerso levando-o a morte.
Maicon Moraes Agostinho, de 29 anos, também foi vítima fatal das chuvas no estado. Desaparecido desde o dia 7 de outubro, Maicon tentou ultrapassar uma ponte submersa a cavalo em Campo Belo do Sul, mas devido a forte correnteza, acabou sendo levado pelo rio.
Após insistentes buscas, seu corpo foi encontrado no último sábado, dia 14 de outubro.