As estradas brasileiras são palco de incontáveis tragédias, refletindo uma alarmante combinação de infraestrutura precária, manutenção insuficiente e, frequentemente, a imprudência no trânsito. Recentemente, um grave acidente na PA-263, próximo à usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, escancarou mais uma vez esses riscos.
Um ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA), transportando 40 pessoas para os Jogos dos Institutos Federais, tombou e colidiu com um paredão de concreto, resultando na morte de quatro pessoas e deixando mais de vinte feridos.
O acidente que aconteceu neste último domingo, dia 26 de maio, deixou entre as vítimas fatais: Amanda Cristiani da Silva Costa, professora de informática; Suany Couto Teixeira Nunes, docente de agropecuária; Paulo Vinícius da Silva Borges, estudante do curso técnico de informática; e Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles, servidor técnico administrativo e motorista do ônibus no momento do acidente.


As vidas perdidas representam uma perda irreparável para a comunidade acadêmica do IFPA. O impacto do acidente foi devastador. Dos 25 feridos encaminhados ao Hospital Regional de Tucuruí, onze já receberam alta, enquanto quatro permanecem em estado grave.
A Polícia Civil investiga as causas do acidente, e o governador do Pará, Helder Barbalho, manifestou solidariedade às famílias das vítimas, garantindo acompanhamento das apurações.
Video (CLIQUE AQUI)
O IFPA está prestando toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares. A instituição lamenta profundamente a perda de seus integrantes, ressaltando a dedicação e o comprometimento dos profissionais e estudantes envolvidos.
Este trágico incidente não só deixa um rastro de dor e tristeza, mas também serve como um doloroso lembrete da urgente necessidade de melhorias nas rodovias brasileiras. As autoridades precisam tomar medidas concretas para garantir a segurança de todos que utilizam essas vias, prevenindo que tragédias como essa se repitam.

