Nesta última segunda-feira, dia 13 de março, uma menina de apenas 9 anos de idade morreu enquanto estava esperando um leito na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). O caso aconteceu na região de Bauru, em São Paulo.
Ela chegou a ser internada neste último sábado, dia 11 de março, mas a vaga apenas saiu horas depois, quando já era tarde demais.
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, a paciente deu entrada na unidade de saúde por volta das 23 horas, tendo suspeita de dengue.
Diante disso, foi dito que ela teria recebido todos os cuidados possíveis para conseguir tratar da doença. Porém, apenas três horas depois do óbito da menina, uma vaga chegou a ser liberada na UTI da Santa Casa de Jaú.
No momento, as autoridades aguardam a divulgação dos resultados que vão mostrar qual foi a causa de morte da garota.
A Secretaria de Estado da Saúde chegou a se pronunciar sobre o assunto, alegando que se solidariza com a situação da família, mas que a unidade não teria o papel de criar leitos.
“Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso”, disseram.
Já foram registrados mais de 460 casos de dengue apenas na região de Bauru.
Um outro óbito aconteceu de forma recente na região e se tratava de uma adolescente de apenas 15 anos de idade, identificada como Letícia Ferreira.