Se você já trabalhou ou trabalha com carteira assinada, ou seja, atua em uma empresa privada, pode ter direito a sacar um valor em dinheiro que pode te ajudar a colocar as finanças em dia.
O trabalhador que atua em uma empresa privada com carteira assinada tem direito ao abono salarial PIS.
Quem trabalha como servidor público tem direito ao Pasep. Sendo assim, os trabalhadores podem buscar na Caixa Econômica Federal as informações para saber se têm o valor disponível para a retirado.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, há cerca de R$ 23 bilhões, disponíveis para a retirada em cotas do PIS/Pasep, para 10 milhões de pessoas.
Veja a seguir como verificar estes valores.
Quem tem direito a receber estes valores que estão disponíveis?
Tem direito a tais recursos o cidadão que trabalhou com carteira assinada em empresas privadas, ou como servidor público, entre os anos de 1971 e 4 de outubro de 1988.
Valor a ser retirado
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor médio das cotas é de R$ 2,3 mil. Entretanto, o saldo que cada pessoa irá receber depende do tempo que ela trabalhou, entre os anos de 1971 e 1988, e de qual era o salário que recebia naquela ocasião.
No ano de 2019, o governo autorizou que todos aqueles que tinham direito pudessem realizar o saque integral destes valores.
Solicitar no aplicativo do FGTS
É possível solicitar o saque através do aplicativo do FGTS, que está disponível para o Android ou iOS.
Para saber se tem direito a receber sua cota, basta clicar na mensagem “Você possui saque disponível”, e em seguida clique em “Solicitar o saque do PIS/Pasep” e escolher a maneira como você quer receber, em depósito em conta ou presencialmente.