Na noite de quarta-feira (30), um trágico episódio de violência urbana vitimou Rafael Hollanda Mathias, um balconista de 34 anos que trabalhava em uma farmácia no Terreirão, unidade que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Rafael foi baleado ao tentar impedir um assalto ao estabelecimento, de acordo com relatos de testemunhas.
Criminosos armados invadiram o local por volta das 21h, levando dinheiro do caixa e celulares dos funcionários. Em uma tentativa de conter os assaltantes, Rafael teria reagido e, após a fuga, correu atrás deles, momento em que foi alvejado.
O 31º Batalhão de Polícia Militar foi acionado e isolou a área para realização de perícia. O Corpo de Bombeiros também foi chamado, mas Rafael já estava sem vida quando chegaram.
“Sem chão, a família está toda acabada. Era o pilar da família toda, sempre foi um pai para a gente, um amigo, um irmão”, contou Luccas Hollanda, um dos irmãos de Rafael.
Sua família, que se dirigiu ao Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IML) para liberar o corpo, está abalada pela perda. Rafael era pai de dois filhos, uma menina de 12 anos e um menino de sete, e tinha sonhos e planos, conforme relata seu irmão, Vinicius Hollanda. Ele havia dado início ao processo de compra da casa própria, uma conquista importante para ele e seus filhos.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!
A morte de Rafael expõe uma realidade de insegurança enfrentada por trabalhadores e pequenos comerciantes que, muitas vezes, veem-se reféns da criminalidade cotidiana.
Sua atitude corajosa e seu trágico desfecho ecoam a falta de segurança que aflige a vida de muitas famílias, deixando um legado de luto e um chamado urgente para ações efetivas de combate à violência.