Você costuma guardar os ovos na porta da geladeira, naquele compartimento próprio que já vem com o aparelho? É muito muito chegar do supermercado, retirar esse alimento do plástico e ir diretamente para a parte específica do refrigerador para guardá-los.
Entretanto, esta não é a forma mais adequada de guardar os ovos ao retirá-los da refrigeração do mercado. A seguir você irá entender melhor o porquê e o que deve fazer para manter a qualidade desse alimento, que é tão consumido no Brasil.
Por que o ovo não deve ser colocado na porta da geladeira?
O motivo é simples. Porque estamos constantemente abrindo e fechando o refrigerador. Nele há variações de temperatura. O ovo deve ser guardado sempre na primeira prateleira da geladeira, junto com os laticínios, como leite, queijos, iogurtes e manteiga, de acordo com o nutricionista Saulo Gonçalves.
O motivo é precisamente devido à operação do eletrodoméstico. A geladeira possui um pequeno motor que refresca a parte superior. No passado, as prateleiras da geladeira eram feitas de metal. Como eram feitos de ferro, conseguiam espalhar esse ar frio por toda a geladeira.
Contudo, hoje em dia, as geladeiras têm um modo de fabricação diferente de antigamente e possuem prateleiras que são feitas de vidro ou de plástico, ainda conforme o especialista em alimentação.
Outra questão relacionada ao armazenamento de ovos é após a aquisição: devemos armazená-los assim que os retiramos do supermercado, feira ou hortifrúti? Sim, conforme recomendado pelo nutricionista.