Notícias

Qual será o salário do novo papa? Francisco abdicou do dinheiro por motivos nobres

ANÚNCIOS

Mais detalhes sobre o salário do novo papa.

ANÚNCIOS

Robert Prevost foi eleito Papa Leão XIV nesta última quinta-feira, dia 8 de maio, e assim, tornou-se o primeiro pontífice norte-americano da história, além disso, o novo papa terá que enfrentar várias dificuldades, pois a igreja encontra-se dividida e passou por reformas recentes.

De acordo com a agência Ansa, o novo líder da Igreja Católica terá direito a um salário base de 2,5 mil euros mensais (cerca de 16,1 mil reais), valor semelhante ao proposto a Francisco em meados de 2013.

ANÚNCIOS

O seu antecessor, falecido em abril, rejeitou o benefício, optando por um estilo de vida alinhado aos votos de pobreza que fez  São Francisco de Assis, que influenciou a escolha de seu nome.

Durante sua trajetória como papa, Francisco doou 200 mil euros, cerca de 1,2 milhões de reais, de recursos pessoais a detentos da prisão romana Casal del Marmo, pouco tempo antes de morrer.

Em um documentário lançado em 2023, chamado: “Amém: Dialógos com o Papa”, ele justicou o seguinte: “Não recebo salário, mas sei que serei sustentado. Peço ajuda quando preciso, como para comprar sapatos”.

Enquanto estava no cargo de papa, Francisco enfrentou resistência interna ao tentar equilibrar as contas, especialmente após a pandemia, quando enfrentaram uma grande redução das doações realizadas.

Em 2021, ele cortou 10% dos salários dos cardeais, que recebiam entre 4 mil a 5 mil euros mensais e optou por congelar demissões, além de eliminar subsídios habitacionais.

ANÚNCIOS

Até meados de 2023, os cardeais residentes em Roma ou no Vaticano pagavam apenas contas de serviços, como água e luz, com aluguéis abaixo do mercado. Com a nova regra, arcaram com os valores comuns. Bispos e administradores também enfrentaram cortes.

Em relação ao futuro do Papa Leão XIV, ele terá que encarar um papado com 1,3 bilhões de fiíes globais e a Santa Sé busca revitalizar as doações que costumavam receber. O novo pontifíce terá grandes responsabilidades em relação a manter tradição e modernização financeira.

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.