Muitas pessoas têm o costume de segurar o xixi por muito tempo, no entanto, este ato pode ser muito prejudicial à saúde. Para as mulheres, o certo é que não passe de 3 a 4 horas, nocaso dos homens, é de 4 a 5 horas. No caso das mulheres, caso o xixi seja ‘preso’ por mais tempo do que o indicado, isso pode acabar causando uma infecção urinária.
Isso ocorre pelo fato de que a principal bactéria que causa os problemas em questão, precisa de cerca de 4 horas para que ela consiga colonizar o períneo, que se trata da área entre vagina e ânus.
Desta forma, ao fazer o xixi, o jato urinário faz com que as bactérias em questão presentes nesta área, sejam empurradas, e a urina acaba lavando a área, impedindo que ocorra a infecção.
Ao demorar muito tempo para fazer xixi, a bactéria consegue tempo suficiente para que ela invada a uretra, e neste momento, ficará muito mais difícil, mesmo fazendo xixi, de expulsar a bactéria de seu organismo.
Já no caso dos homens, pode também ocorrer uma infecção urinária, caso fique muito tempo sem fazer xixi. Mas neste caso, é algo muito mais raro do que o que ocorre com as mulheres.
No entanto, no médio a longo prazo o que pode ocorrer é que por segurar o xixi, ocorra uma distensão da bexiga. Isso porque as fibras musculares que ficam na parede da bexiga, acabam perdendo com o tempo a capacidade de a contrair, para o ato de urinar.
Na hora então do xixi, de fato, o órgão não consegue eliminar de fato o líquido. Uma pequena quantidade acaba ficando, sendo chamada de volume residual.
Neste caso, este volume residual pode acabar aumentando os riscos de uma infecção urinária, e com isso, pode até mesmo ser necessário que um dreno seja passado pela uretra para que a bexiga, seja de fato esvaziada totalmente.