Curiosidades

Quais são os sinais de andropausa, a menopausa masculina

Homens podem sofrer com o processo e precisar de atendimento médico.

Nas mulheres, a menopausa é um processo muito conhecido e tratado como comum. Trata-se do período em que o corpo sofre alterações na produção de diversos hormônios, que pode acarretar em mudanças no dia a dia.

PUBLICIDADE

A menopausa pode vir acompanhada de alguns “sintomas”, como as famosas ondas de calor, por exemplo. Geralmente é um processo natural que não causa problemas maiores, apesar de ser desagradável para algumas mulheres.

Nos homens, por outro lado, existe um processo semelhante que pouco é falado. A chamada “andropausa” marca também um período na vida do homem em que hormônios sofrem alteração em sua base de produção.

O ponto mais sentido é a redução na produção de testosterona, que acontece naturalmente a partir dos 40 anos de idade. Enquanto alguns homens passam por esse período sem perceber, outros podem sentir alterações no corpo.

PUBLICIDADE

Em muitos homens, o período pode levar a redução do interesse sexual, maior irritabilidade, diminuição no vigor físico e cansaço constante e excessivo. Muitos homens também se tornam mais vulneráveis a AVCs.

Existem também alguns pontos que podem intensificar esse processo como obesidade, tabagismo, abuso do consumo de bebidas alcoolicas e períodos de estresse excessivo, por exemplo.

Em alguns casos, pode ser recomendada a reposição hormonal. O que os especialistas recomendam é que o paciente procure uma avaliação médica para que seja analisada a necessidade de fazer a reposição hormonal ou não. É importante ter em mente que cada caso é um caso.

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.