Nesta quinta-feira (07/11), um dia após ter sido confirmado o resultado das eleições nos Estados Unidos, a Rússia se pronunciou oficialmente. O presidente do país, Vladimir Putin enviou uma mensagem de parabéns à Trump.
Putin aproveitou para falar em diálogo com o próximo governo dos EUA. A declaração aconteceu durante um evento realizado em Moscou, capital da Rússia, e gerou repercussão internacional.
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitá-lo [Trump] pela sua eleição como presidente dos Estados Unidos”, afirmou. Putin ainda falou sobre os caminhos de diálogo entre os dois países.
“Se ele fizer o que disse, se cumprir o que vem prometendo antes da posse, se ele disser ‘Vladimir, vamos nos encontrar’, eu penso que não seria indigno para mim ligar para ele pessoalmente”, disse.
Os Estados Unidos mantém uma postura historicamente tensa contra Rússia. No entanto, a eleição de Trump pode alterar um pouco as dinâmicas atuais. O empresário, que vai assumir seu segundo mandado, pode influenciar o apoio dos EUA à Ucrânia, por exemplo.
Trump é um crítico ferrenho da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), por acreditar que os EUA acabam contribuindo de forma desproporcional com a Organização. Se cumprir suas promessas, a Ucrânia pode sofrer com perda de apoio militar.
Dessa forma, é esperado que Putin esteja interessado em saber qual será a postura adotada por Trump daqui para frente. Por enquanto, tudo não passa de especulação baseada nas declarações de Trump.