Curiosidades

Psoríase: Causas e sintomas da doença que acometeu Xand do Avião e o faz ter vergonha de sua aparência

Entenda a doença que acometeu Xand do Avião e os sintomas que ela apresenta.

ANÚNCIOS

Xand Avião, cantor, compartilhou em suas redes sociais esta semana sobre seu diagnóstico de psoríase, que foi descoberto há quatro anos, antes da pandemia de Covid-19. Ele revelou que inicialmente se isolou em casa e sentia vergonha dos sintomas, evitando receber visitas.

ANÚNCIOS

Ainda de acordo com Xand Avião as lesões começaram nos dedos e com o tempo avançou para outros lugares do corpo.

“Começou no meu dedo, eu achava que era alguma coisa de pele, a médica passou algumas pomadas, mas não surtiu efeito. Só que do meu dedo, começou a passar para a minha cabeça, para perto da orelha e foi aumentando”, afirmou o cantor.

O que é a psoríase, causas e sintomas?

A psoríase é uma doença de pele inflamatória, autoimune, não contagiosa e crônica. É comum e se manifesta por lesões vermelhas e descamativas em áreas como couro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos, unhas, região genital ou em todo o corpo. Infelizmente, ainda não há cura para essa condição.

ANÚNCIOS

A psoríase pode variar de pequenas lesões localizadas até o comprometimento generalizado da pele. Como é uma doença autoimune, o próprio corpo ataca a si mesmo de forma recorrente. Sua gravidade varia, podendo ser leve e tratável ou extremamente extensa, levando à incapacidade física e afetando também as articulações.

Causas

A causa precisa da psoríase ainda é desconhecida. Acredita-se que as células T, que normalmente buscam elementos estranhos no corpo, possam começar a atacar erroneamente as células saudáveis da pele, tentando cicatrizar uma ferida ou tratar uma infecção inexistente.

Sintomas

Os sintomas da psoríase podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

  • Lesões avermelhadas na pele, cobertas por uma camada branca prateada e descamativa.
  • Manchas vermelhas pequenas.
  • Pele seca, propensa a sangramentos.
  • Unhas espessas, quebradiças, amareladas, soltas e com pequenos buracos na superfície.
  • Inchaço nas articulações.
  • Articulações rígidas e doloridas.
  • Placas e descamação no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.