A famosa atleta Rebeca Andrade conseguiu conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024. E de forma recente, foi anunciado que a prova pode estar sujeita a uma revisão por conta de um pedido de Nadia Comaneci.
Nadia é uma das maiores figuras da ginástica mundial, e de forma recente, ela solicitou à Federação Internacional de Ginástica (FIG) a reavaliação da pontuação feita pela ginasta romena Sabrina Voinea.
De forma inicial, ela ocupava a posição necessária para a medalha de bronze, com uma nota de 13,700. Contudo, após a revisão de notas, Jordan Chiles, dos Estados Unidos, teve a pontuação aumentada para 13,766, deslocando Voinea do pódio.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Euronews Romênio, o presidente da FIG, confirmou que irá revisar o solo da romena. Nádia questionou a dedução de um décimo de ponto que Voinea teria sofrido.
Segundo as regras, uma dedução de um décimo aconteceria caso a atleta ficasse fora do tapete, algo que não aconteceu durante a apresentação da romena.
E não foi apenas Comaneci que solicitou uma revisão, Miahai Covaliu, a presidente do Comitê Olímpico Romeno, também pediu para que uma nova análise acontecesse e ainda citou a falta de transparência na justificativa das notas, algo que pode prejudicar a atleta.
A revisão pode alterar a classificação final da competição e impactar a posição de Rebeca Andrade no pódio, mas ao que tudo indica, o ouro de Rebeca continuaria garantido.