Há cerca de dois anos, Preta Gil decidiu compartilhar de forma pública o seu diagnóstico de câncer no intestino, e naquele momento, ela não tinha como saber dos desafios intensos que iria enfrentar, nem a onda de solidariedade que ia a cercar.
A situação se agravou devido além da luta contra a doença, ela ter tido que enfrentar o fim de um relacionamento de quase uma década, marcado por uma infidelidade que ganhou os holofotes.
Em meio à batalha contra o o câncer a cantora confrontou dores que transcendiam o físico. “Houveram momentos em que duvidei da minha força. A dor era multifacetada: do corpo, da alma, das decepções. Por isso, sempre destaco o cuidado com a mente”, declarou.
Enquanto se prepara para dar continuidade ao tratamento nos Estados Unidos, Preta recebeu uma homenagem significativa: o Prêmio Faz Diferença 2024, na categoria Ela, concedido pelo jornal O Globo.
A distinção, para ela, valida a decisão de transformar vulnerabilidade em inspiração, declarando que desde o diagnóstico, buscou um significado maior para sua jornada e que entende que compartilhar sua história pode ajudar a eliminar o caminho para os outros.
Em diálogo com Marina Caruso, editora-chefe da revista Ela, a artista destacou o poder dos gestos cotidianos, declarando que auxiliou a buscar o seu “propósito” a jornada que passou e que muitas mudanças começam com um simples ato.
Neste momento, Preta Gil segue redefinindo sua narrativa, mostrando que mesmo nas tempestades é possível semear esperança. Para muitos fãs, ela é considerada uma verdadeira inspiração.
Fãs da famosa seguem enviando mensagens de carinho e orações para que a artista consiga se recuperar da triste situação de saúde que está enfrentando. Os seus próximos passos serão realizar tratamentos fora do Brasil, nos Estados Unidos.