Os moradores da Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo, levaram um grande susto na manhã desta quinta, dia 13 de fevereiro, ao testemunharem o desabamento de um prédio que estava em construção.
O barulho ensurdecedor da queda fez o chão tremer e, em seguida, uma enorme nuvem de poeira cobriu a região. A cena de destruição foi registrada por vizinhos e rapidamente se espalhou pelas redes sociais.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o colapso da estrutura deixou ao menos dois feridos. Um homem sofreu uma fratura exposta na perna e foi levado ao Pronto-Socorro do Mandaqui, enquanto a outra vítima teve ferimentos leves e recusou atendimento médico.
Felizmente, a tragédia não teve proporções ainda maiores, pois a obra, que havia começado há cerca de seis meses, estava praticamente vazia no momento do incidente. Moradores relatam que, até o final do ano passado, muitos operários trabalhavam no local diariamente.
Porém, na manhã do desabamento, apenas um vigilante estava presente – o que pode ter evitado uma tragédia de maiores proporções. “Se tivesse todo mundo trabalhando, seria um desastre sem tamanho. Foi por Deus que não estavam ali”, afirmou Orlando D’Ávila, comerciante da região. Veja vídeo do momento:
Duas pessoas ficaram feridas em desabamento de um prédio em construção na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. Ainda não há detalhes das circunstâncias do incidente. Ao menos duas residências foram atingidas pelos escombros.
📲Leia mais na #Folha:… pic.twitter.com/AGmvgNfiS1
— Folha de S.Paulo (@folha) February 13, 2025
Onze viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para ajudar no resgate e investigar as causas do desmoronamento. A Defesa Civil também foi acionada para avaliar possíveis riscos estruturais nas construções vizinhas.
Desabamento de prédio de seis andares em construção deixa pelo menos uma pessoa ferida na Vila Cachoeirinha, Zona Norte de São Paulo. Corpo de Bombeiros está no local.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/I3PDEBj1XU
— GloboNews (@GloboNews) February 13, 2025
Agora, as autoridades tentam entender o que levou ao colapso da estrutura. Erros de engenharia, falhas nos materiais usados ou falta de manutenção na construção podem estar entre as possíveis causas. Enquanto isso, moradores seguem assustados com o episódio e preocupados com a segurança de outras obras na região.