Curiosidades

Por qual motivo saco de moedas foi sepultado junto com o corpo de Papa Francisco

ANÚNCIOS

A motivação de um saco de moedas ter sido sepultado junto com o corpo do Papa foi revelada.

ANÚNCIOS

Uma pequena bolsa com doze moedas e medalhas do Vaticano, representando cada ano do pontificado do papa Francisco, foi colocada em seu caixão, durante o funeral. O motivo foi devido a tradição secular que é realizada após a morte de um pontifíce.

A tradição acredita que esses objetos serão um “resumo material” de seu legado para a posterioriade. As peças, que incluem emissões comuns e edições comemorativas para colecionadores, simbolizam 12 anos de seu papado e mrcam o fim da cunhagem de moedas com sua imagem.

ANÚNCIOS

Durante o período de Sede Vacante (intervalo entre a morte de um papa e a eleição do sucessor), o Vaticano emite uma moeda especial de 2 euros, como a lançada após a renúncia de Bento XVI.

Embora as moedas de euro do Vaticano tenham curso legal nos 20 países da zona do euro, sua circulação é praticamente simbólica. Produzidas em tiragens limitadas, geralmente alguns milhares de unidades, são destinadas principalmente a colecionadores e turistas.

Além das moedas comuns, o Vaticano emite anualmente edições comemorativas em prata ou ouro, com acabamento refinado e temas ligados a eventos religiosos, jubileus ou à figura do próprio papa.

Com a morte de Francisco, empresas internacionais  já iniciaram a produção de moedas comemorativas em sua homenagem, muitas vezes emitidas por bancos centrais de vários países.

Essas peças, embora sem valor oficial no Vaticano, movimentam o mercado global de colecionadores, atraindo interesse tanto por seu valor histórico quanto financeiro. Diversas pessoas se mostram interessadas em saber mais as moedas.

ANÚNCIOS

No momento, diversos fiéis espalhados ao redor do mundo inteiro seguem lamentando a morte do Papa Francisco, que ficou mundialmente conhecido por conta de seu legado e por toda sua humildade. Muitos continuam realizando orações diante de sua partida.

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.