O Carnaval é uma das maiores festas populares do mundo, reunindo milhões de pessoas nas ruas do país com o objetivo comum de celebrar e cair na folia. Apesar da festa ser divertida, muitas pessoas se aproveitam para cometer crimes.
O crime com maior ocorrência no Carnaval, e também em outras festas que promovem grandes aglomerações, geralmente é o furto. Muitas vezes a vítima nem percebe que foi roubada na hora.
Brasil afora, as secretarias de segurança traçam métodos e estratégias para minimizar ao máximo esse tipo de ocorrência. Este ano, em São Paulo, a polícia civil acabou viralizando nas redes sociais.
O motivo foi a adoção de uma estratégia bastante inusitada: agentes da Polícia Civil estão espalhados pela cidade a paisana, inclusive com direito a fantasia. No último fim de semana, os policiais ‘power rangers’ viraram notícia.
Segundo informações confirmadas pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-SP), o grupo de policiais estava posicionado nas mediações do Parque Ibirapuera, onde aconteciam vários shows. Durante a ação, a PCSP prendeu 7 pessoas e recuperou 30 aparelhos telefônicos.
O uso das fantasias permite que os policiais se “infiltrem” em meio a folia, sem serem notados, e desta forma consigam observar a ocorrência de eventuais crimes. A estratégia viralizou nas redes sociais e dividiu opiniões.
Segundo detalhes da SSP-SP, apenas um dos suspeitos presos tinha consigo um total de 7 smartphones roubados. A polícia suspeita que o homem faça parte de uma quadrilha, de outro estado, que inclusive teria alugado um apartamento na capital paulista para servir de “QG do crime”.
“É hora de morfar! Os power rangers da nossa Polícia Civil estão dando mais um show neste Carnaval! Sempre atentos, nossos heróis perceberam a atitude suspeita de uma dupla dentro do bloco e com uma abordagem pra nenhum ranger botar defeito, prenderam o criminoso”, escreveu o governador Tarcísio de Freitas.