O homem apontado como responsável pela morte de Alice Nitz, de 14 anos, foi preso preventivamente na noite desta terça-feira (18), em Encantado, no Rio Grande do Sul. A adolescente foi encontrada morta a facadas na segunda-feira (17).
O principal suspeito é Wagno Arezi Henika, ex-companheiro da mãe da vítima. Segundo a Brigada Militar, o suspeito foi localizado por volta das 21h na residência onde morava, no bairro Jardim do Trabalhador, mesmo local onde o crime aconteceu.
Wagno teria tentado fugir, mas acabou encontrado e detido pelos policiais. O corpo de Alice havia sido descoberto pelo irmão de Wagno, que também reside no imóvel. Após a prisão, o homem foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Lajeado.
Conforme as informações reunidas pela investigação, Wagno e a mãe da adolescente mantiveram um relacionamento durante 13 anos e estavam separados havia aproximadamente um mês. A polícia agora apura as circunstâncias da relação entre o suspeito e Alice, que era sua enteada.
Ainda de acordo com a Brigada Militar, Wagno teria confessado o crime à própria cunhada. A defesa dele não foi localizada até o momento e permanece disponível para eventual manifestação. A Polícia Civil trabalha principalmente com a hipótese de feminicídio.
A delegada Dieli Caumo afirmou que outras possibilidades relacionadas à motivação do assassinato não foram completamente descartadas. O caso continua sendo investigado para esclarecer a dinâmica do crime, a motivação e a relação entre o suspeito e a adolescente.
O homicídio vicário ocorre quando uma pessoa mata alguém próximo de uma mulher — como filhos ou outros dependentes — com o objetivo de causar sofrimento, puni-la ou se vingar dela. No Brasil, o crime passou a ser previsto em lei em 2026, dentro do pacote de medidas de combate à violência contra a mulher

