A ação de dois guardas civis municipais de São Manuel (SP) virou alvo de inquérito pela Polícia Civil do município. Os dois realizaram a abordagem de um adolescente de 16 anos, que teria sido visto com um cigarro de maconha.
O caso aconteceu na terça-feira (19/03) e as imagens revoltaram moradores. Segundo a própria Guarda Municipal, os agentes abordaram o menino porque ele estava com o que parecia ser um cigarro de maconha.
A abordagem aconteceu na frente da escola onde o adolescente estuda e gerou revolta entre outros alunos. Nas imagens, o menino chega a receber um mata-leão antes de ser colocado dentro da viatura.
Em depoimento prestado à polícia civil, os agentes afirmam que se aproximaram do menor e foram desacatados, o que teria levado a ordem de prisão. O garoto então teria tentado fugir, quando foi contido com um mata-leão.
Segundo os agentes, o diretor da escola foi acionado para acompanhar a abordagem. O adolescente foi levado à delegacia e autuado por ato infracional análogo aos crimes de dano ao patrimonio publico, ameaça, lesão corporal, desacato e resistência.
O menino foi solto após o registro da ocorrência, com a presença dos responsáveis que se comprometeram a comparecer a Vara da Infância e Juventude. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública também se manifestou.
Segundo a SSP, um segundo adolescente teria arremessado pedras contra a viatura e feito ameaças contra os agentes. Este segundo adolescente não foi identificado, segundo a SSP.
A Secretaria de Educação do Estado de SP também foi procurada para comentar o caso, mas se recusou alegando que a abordagem aconteceu fora do ambiente escolar (na frente).
O vídeo mostra que outros alunos se revoltaram ao acompanhar a abordagem. Um dos menores chega a tentar soltar o braço do guarda que aplicava o mata-leão no adolescente, sem sucesso.