Durante o período da manhã desta última sexta-feira, dia 17 de janeiro, Edenilson de Oliveira Costa, de 49 anos de idade, foi resgatado com vida após o helicóptero que ele estava pilotando ter sofrido uma queda, na região de Caieiras, em São Paulo.
O acidente acabou deixando dois mortos, os empresários Juliano Bõher e André Feldman. A filha do casal, Bethina Feldman, de 12 anos de idade, sobreviveu e conseguiu ser resgatada.
Colegas de Edenilson descreveram o piloto como um profissional excepcional, cauteloso e um ótimo pai de família. Apesar de ferido, Edenilson protegeu a menina durante toda a noite até que o resgate chegasse.
Maxwel de Souza, porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo, destacou a bravura do piloto e destacou suas características positivas, fazendo questão de falar o que ele fez:
“Ele compreendeu que o casal estava desfalecido e que precisaria proteger a garota porque ela estava viva. Mesmo todo comprometido, conseguiu mantê-la sob seus cuidados até que o resgate fosse feito.”
Mais detalhes sobre o piloto
Natural de Dourados (MS), Edenilson reside em Campinas (SP). Ele é casado e pai de duas filhas e possui mais de 15 anos de experiência como piloto de helicóptero, tendo passado por diversas empresas.
Detalhes do acidente
A aeronave decolou de um heliponto no Jaguaré, zona oeste de São Paulo, na noite de quinta-feira (16/1), com destino a Americana (SP);Havia quatro pessoas a bordo: o piloto, um casal e a filha.
Equipes de resgate encontraram os destroços na manhã de sexta-feira, próximo ao quilômetro 31 da Rodovia dos Bandeirantes; O piloto e Bethina Feldman foram resgatados com vida antes das 7h, enquanto os corpos dos pais foram encontrados posteriormente.
Bethina completa 12 anos nesta data, marcando um aniversário que ficará para sempre em sua memória devido à tragédia e ao ato heroico por parte do piloto.