Curiosidades

Picolé de leite materno; conheça os benefícios e os cuidados que deve ter ao prepará-lo

Normalmente é utilizado para aliviar o desconforto e dores do bebê, durante o surgimento dos primeiros dentes

ANÚNCIOS

Essa é uma nova moda entre as mamães para refrescar e ajudar a aliviar o incômodo que sentem na gengiva na fase do nascimento dos dentes do bebê, também é uma boa forma de introduzir os sólidos na sua dieta.

O famoso “peitolé” é feito exclusivamente com leite materno, o leite é retirado da mama e colocado em uma forminha própria de picolé, após congelado, é servido ao bebê. Mas para segurança do seu filho, é importante seguir algumas dicas, ele deve ser utilizado com cautela.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, a SBMFC, recomenda essa técnica somente quando os dentes do bebê começarem a nascer, pode substituir os mordedores tradicionais com gel que se colocam na geladeira, mas jamais deve substituir as doses de leite materno recomendadas. Deve ser mantida a amamentação normalmente, com o leite a 37 graus (média da temperatura corporal), enquanto o picolé deve ser utilizado ocasionalmente.

É aconselhado que consulte um pediatra antes de dar o picolé ao bebê, ele pode dizer a idade adequada para o utilizar essa técnica (normalmente é a partir dos 8 meses), pois somente a partir dos 6 meses, é recomendado incluir alimentos sólidos e alimentos mais frescos na alimentação diária do seu bebê. Antes dessa idade, o leite materno é a forma mais indicada de dotar o organismo dos seus filhos de todos os ingredientes que eles necessitam para crescer e se desenvolver de forma saudável.

Você deve saber que quando o leite materno é congelado, perde uma parte de seus nutrientes, mas a perda costuma ser muito pequena e não compromete a qualidade nutricional do leite materno. Após preparar o picolé, é muito importante que não demore muito tempo para consumi-lo.

ANÚNCIOS

O leite materno pode manter-se armazenado no congelador durante 15 dias e na geladeira durante 12 dias. Ele deve ser manipulado sempre com muita higienização, inclusive na hora do armazenamento.\n\n

Modo seguro de preparo

1- Higienização: Limpe sempre os seios com uma gaze molhada em água morna ou fria, e não se esqueça de lavar bem as suas mãos com água e sabão antes de retirar o leite. Caso for utilizar bombas de extração, devem ser bem lavadas, o recipiente onde irá armazenar o leite também deve estar limpo.

2- Armazenamento: Você não deve utilizar os primeiros jatos que saem da mama. Quando o leite da primeira mama acabar, guarde ele imediatamente no recipiente próprio e coloque no fundo da geladeira, só depois que já tiver guardado, repita o processo com o outro seio.

ANÚNCIOS

3- Consumo: Você deve usar uma forma de picolé de tamanho adequado para seu bebê, (que não fiquem muito grandes e não caibam na boca do bebê, ou pequenos demais, que poderiam ser colocados inteiros na boca pelo bebê).

Outro ponto importante é que, assim como acontece com outros alimentos sólidos, caso o bebê coloque um pedaço grande do picolé na boca e tente engoli-lo, ele pode engasgar, ou seja, deve sempre ser um adulto a dar o picolé à criança, evitando que ela se engasgue ou que o engula inteiro. Não acrescente nem açúcares, nem adoçantes.

Sobre o Autor