Ao longo dessa semana, um vídeo ganhou as redes sociais e viralizou. Nas imagens, um homem descobre ter sido aprovado no curso de Filosofia, pela Universidade Federal de Goiás.
A história de Adenilton Nicolau logo chamou a atenção. Trabalhador, de 47 anos e formado pelo EJA no Ensino Médio, Adenilton acabou recebendo a solidariedade de internautas de todo o país.
No entanto, o sonho acabou sendo frustrado. O vídeo original foi publicado no último dia 2 desse mês e mostrava a reação de Adenilton e sua família, que choram de emoção com sua classificação.
Infelizmente, no entanto, ele não conseguiu se matricular na faculdade. Adenilton, dias depois, explicou que acabou não atentando a um detalhe na hora de se inscrever para concorrer a vaga.
Veja a seguir o vídeo que viralizou e a explicação de Adenilton, sobre porque não conseguiu realizar a matrícula.
Ver essa foto no Instagram
Conforme explicou, Adenilton foi aprovado através da ação afirmativa racial, a popular “cota”. No entanto, o regulamento determina que os candidatos dessa modalidade precisam ser formados em escola pública.
Ver essa foto no Instagram
Adenilton explicou que concluiu o ensino médio tardiamente e, para conciliar com o trabalho, acabou optando pelo EJA em uma escola particular. Por isso, não se qualificava para a vaga.
“Estou muito triste, mas meu sonho não morre aqui, não vou desistir”, declarou Adenilton, que é pedreiro. O vídeo foi publicado pela filha dele e gerou uma onda de apoio.
Adenilton também esclareceu que ele seria o primeiro de sua família, sua geração, a entrar na faculdade. Com orgulho, ele explicou que suas filhas estão cursando o ensino superior e, ainda, que sua esposa é formada.