Curiosidades

Para que serve o lado azul da borracha? Ela têm funções que você jamais imaginou

Se você acredita que serve para remover a tinta de caneta está enganado.

ANÚNCIOS

Nas décadas entre os 2000 e 2010, a borracha dupla face, também conhecida como borracha bicolor, que apresentava um lado azul e outro vermelho, era um item essencial no estojo de qualquer criança em idade escolar.

Esse objeto prático e versátil ainda está é usada nas salas de aula de milhões de alunos em todo o Brasil. Muitos alunos, pais e professores lembram-se de forma carinhosa e lúdica dessa ferramenta, que dava a impressão de corrigir os erros das lições como em um passe de mágica.

Uma das lendas sobre esta borracha dupla face que é amplamente conhecida é a crença de que o lado azul tem a função de apagar tinta de caneta. Apesar de ser uma ideia amplamente difundida, esta não é a função da parte azul da caneta.

Na realidade, a borracha azul não é eficaz para remover tinta de caneta. A tinta da caneta tem a capacidade de penetrar nas fibras do papel, por este motivo, remover a tinta é difícil para qualquer espécie de borracha.

ANÚNCIOS

Embora essa fato já tenha sido desmentido por diversas vezes, muitas pessoas ainda acreditam no poder do lado azul da borracha é capaz e/ou tem a função de apagar a tinta de caneta.

No entanto, quando você conhecer os verdadeiros usos do lado azul da borracha, saberá aproveitar ao máximo as funcionalidades da borracha dupla face.

Para que serve o lado azul da borracha dupla face?

Embora não tenha a capacidade de eliminar tinta de caneta, o lado azul da borracha dupla face possui uma variedade de outras utilidades que geralmente são subestimadas.

Uma das principais funções é apagar traços de lápis em papéis mais espessos, como cartolinas e papéis para desenho. Devido à sua textura mais firme, a borracha pode abrasonar com maior eficácia, removendo os traços de lápis sem danificar o papel.

ANÚNCIOS

Além disso, o lado azul é eficaz para apagar traços de lápis de cor e giz de cera, que podem ser mais difíceis de remover com borrachas convencionais. Em papéis mais finos, o uso do lado azul da borracha não é recomendado.

E o lado vermelho da borracha?

Por outro lado, o lado rubro da borracha dupla face é o aliado diário de estudantes e profissionais que podem necessitar dela regularmente.

Essa face, mais suave, é ótima para apagar traços de lápis em papel comum. Seja em cadernos escolares ou em folhas de esboço, o lado rubro é a opção ideal para correções ágeis e eficazes.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.