O novo papa, Leão XIV, ao falar pela primeira vez sobre assuntos polêmicos foi contra o pensamento de Francisco, seu antecessor. Suas falas foram ditas nesta última sexta-feira, dia 16 de maio.
Durante um encontro com representantes do corpo diplomático do Vaticano, o Papa Leão XIV reafirmou a posição tradicional da Igreja Católica sobre a estrutura familiar, destacando que ela deve ser baseada na união estável entre um homem e uma mulher.
“Sobretudo investindo na família, fundamentada na união estável entre um homem e uma mulher.”, declarou, ao falar sobre o assunto e chamar atenção por suas palavras.
O pontífice também ressaltou o valor e a dignidade dos mais vulneráveis, incluindo os idosos e os nascituros, considerados por ele como criaturas sagradas de Deus. As declarações de Leão XIV reforçam o posicionamento conservador da Igreja em temas sensíveis como o aborto e o casamento gay.
Natural dos Estados Unidos, Robert Prevost tornou-se o primeiro papa norte-americano da história. Em sua primeira audiência diplomática no Vaticano, ele também enfatizou a importância da diplomacia multilateral e do diálogo inter-religioso como caminhos para alcançar a paz mundial.
Em seu discurso, afirmou que a paz não deve ser entendida apenas como a ausência de guerras, mas como um dom que exige esforço conjunto e atitudes responsáveis, desde a limitação da fabricação de armamentos até o uso consciente das palavras, que, segundo ele, também podem ferir.
O encontro com embaixadores faz parte dos protocolos pós-conclave, antecedendo a missa solene de instalação oficial, marcada para domingo, dia 18 de maio. A Santa Sé mantém relações diplomáticas com mais de 180 nações e tem papel ativo como observadora nas Nações Unidas.
Francisco tinha uma postura mais aberta entre aqueles que eram homossexuais e que tinham a fé católica. Ele autoriza benções para pessoas que tinham essa orientação sexual, apesar de não reconhecer o casamento LGBTQIA+.