Notícias

Pai tem AVC e perde a vida ao saber que a filha foi trocada em maternidade após parto em Joinville SC

ANÚNCIOS

Erro aconteceu em uma maternidade pública.

ANÚNCIOS

Após 42 anos do nascimento, uma família em Joinville, no Norte de Santa Catarina, receberá uma indenização de R$ 300 mil ao descobrir que sua filha foi trocada na maternidade. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou que o pai sofreu um AVC ao tomar conhecimento do erro e acabou falecendo.

Conforme relato do TJSC, que trouxe o caso a público na sexta-feira (8), a troca de bebês ocorreu na maternidade pública Darcy Vargas em 1975, mas somente em 2017 a família tomou conhecimento do ocorrido.

ANÚNCIOS

No ano de 2017, uma mulher abordou a mãe após realizar um teste de DNA que revelou não ser biologicamente filha da pessoa que acreditava ser sua progenitora. Ela estava em busca de informações sobre outros nascimentos registrados no mesmo dia e local.

Em janeiro de 2018, mãe e filha se submeteram ao exame, o qual confirmou o mesmo desfecho. As meninas vieram ao mundo com uma diferença de apenas 10 minutos.

O advogado João Fabio Silva da Fontoura representou as duas famílias e relata que, em determinados momentos de suas vidas, ambas suspeitaram de possíveis equívocos cometidos pela equipe hospitalar, porém, desconheciam os procedimentos para obter respostas conclusivas.

Até que um momento, por um golpe do destino, a outra família começou a trabalhar na casa de um advogado, que o orientou a fazer o teste”, comentou.

Apesar da admissão do equívoco ocorrido no hospital, de acordo com o advogado, os vínculos emocionais estabelecidos ao longo da vida permanecem inalterados.

ANÚNCIOS

O jurista avalia que a compensação que veio através da indenização “compreendeu que, para a família, foi uma situação de ruptura”.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.