Notícias

Olimpíadas: Federação de Ginástica dos EUA irá ao Tribunal Federal Suíço para manter bronze de Chiles

ANÚNCIOS

Caso tem gerado polêmica desde o pódio.

ANÚNCIOS

A Federação de Ginástica dos Estados Unidos planeja uma última cartada para manter a medalha de bronze no peito de Jordan Chiles. A atleta deixou Paris com o terceiro lugar no Solo, mas uma reviravolta acabou mudando tudo.

Ana Barbosu, atleta romena que havia ficado em quarto lugar após uma série de erros dos jurados, foi representada pela Federação Romena. Por fim, Barbosu e Chiles trocaram de lugar no pódio e ficou com a medalha de bronze.

ANÚNCIOS

Os EUA já haviam apelado à Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre o assunto, mas a ação havia sido dispensada. Agora, a Federação do país pretende acionar o Tribunal Federal Suíço.

A USA Gymnastics manifestou decepção pela postura adotada pelo CAS, já que alega ter “evidências conclusivas” de que Chiles deve permanecer com a medalha de bronze. A jovem perdeu a medalha porque, supostamente, entrou com um recurso de correção de nota fora do período correto.

Em nota, a Federação afirma que “o pedido da técnica Cecile Landi para abrir uma investigação foi submetido 47 segundos após a publicação da pontuação, dentro do prazo de 1 minuto exigido por Regra FIG”.

A nota ainda afirma que o vídeo não estava disponível para a USAG anteriormente e que, por isso, não foi possível envia-lo antes. No entanto, a entidade garante que o vídeo deixa provas irrefutáveis sobre a legalidade da ação.

Nesta segunda-feira, a Federação Romena apresentou uma proposta inesperada para encerrar o imbróglio: a divisão da medalha. O caso gerou enorme polêmica entre fãs do esporte.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.