De acordo com as informações divulgadas nesta semana pela imprensa internacional, a atriz mexicana Marcela Alcázar Rodríguez, de 33 anos, faleceu após participar de um ritual em Durango, no México.
Segundo a UnoTV e o Proceso, Marcela esteve presente na cerimônia Kambô, uma substância também chamada de ‘vacina do sapo’ ou’veneno do sapo’, para receber um certificado de ‘Formação de Curandeiros’.
O líquido, obtido da rã amazônica kambô e que teria sido o causador da morte da artista, costuma ser bastante utilizado com a função de tratar pequenas queimaduras na pele dos seres humanos.
No dia 1º de dezembro, Marcela se sentiu mal durante o retiro espiritual; ela vomitou e teve diarreia. A atriz foi encaminhada para o hospital, porém não resistiu e veio a óbito. A Procuradoria Geral do Estado de Durango deu início a uma investigação para elucidar os detalhes precisos do seu falecimento.
Jonathan Fernando Durán, apontado como o pajé encarregado do ritual, está em fuga. De acordo com algumas testemunhas, assim que a atriz começou a manifestar os primeiros sintomas, ela buscou assistência médica.
No entanto, a autorização para transferi-la para um hospital não foi concedida, sendo um amigo de Marcela quem a liberou do local.