Notícias

O que se sabe até agora sobre apagão que atingiu Espanha, Portugal e França

ANÚNCIOS

Milhões de pessoas foram afetadas por falta de energia que já dura horas.

ANÚNCIOS

A segunda-feira (28/04) tem sido diferente para moradores de Portugal e Espanha, além de alguns outros pontos da Europa. Os países foram afetados por um apagão total que deixou milhões sem energia elétrica, que também atingiu parte da França.

A falta de energia atinge principalmente os dois países, que sofrem com um apagão quase total de seu território. Como consequência, vários setores ficaram afetados, principalmente o de transporte.

ANÚNCIOS

O sistema de telecomunicação sofreu prejuízo, com milhões de pessoas ficando incomunicáveis. Até mesmo serviços de internet, como o mensageiro whatsapp, opera em capacidade reduzida.

Estabelecimentos comerciais sofreram problemas para cobrar por serviços e produtos através de pagamentos com cartão de crédito e transferência virtual. Alguns centros urbanos, como o de Madrid, registrou congestionamento causado pela falta de semáforos.

Ao longo desta segunda, o sistema de energia dos dois países foram sendo restaurados aos poucos, mas ainda existem milhões de pessoas afetadas. “A energia está sendo restaurada progressivamente em todas as zonas elétricas do país, com 45% das subestações da rede de transmissão já energizadas”, afirmou a REE.

Até o momento, nenhum dos países ofereceu uma explicação do que causou o apagão. Até onde se sabe, o sistema de distribuição da Europa sofreu um abalo e as oscilações atingiram principalmente a península Ibérica.

O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, se pronunciou sobre as especulações de que o problema seria resultado de um ataque cibernético e esclareceu que, até o momento, não existem evidências de que tenha sido essa a causa do apagão.

ANÚNCIOS

Em várias cidades, moradores correram para o supermercado e enfrentaram longas filhas para comprar “estoques” de produtos, com medo de que o problema pudesse durar dias.  Alguns setores e estabelecimentos conseguiram continuar funcionando graças ao sistema de geradores, como foi o caso de aeroportos.

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.