Os fãs da atriz Ludmila Dayer de 39 anos de idade foram pegos de surpresa com uma publicação em forma de live onde ela abriu seu coração, desabafou e revelou que está lutando contra uma grave doença, a esclerose múltipla que atinge cerca de 2 milhões de pessoas em todas as partes do mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde no Brasil a doença atinge mais de 30 mil pessoas, dentre elas está a atriz Claudia Rodrigues, Gutta Stresser e Ludmila Dayer, atriz que brilhou na tela da Globo em diversas novelas em horário nobre na emissora.
O que é a esclerose múltipla?
A ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, declara que a esclerose múltipla é uma doença não contagiosa, neurológica, crônica, autoimune, sem cura e com tratamento apenas para aliviar os sintomas.
Nesse processo, as células que deveriam defender nosso organismo se viram contra ele e atacam o próprio sistema nervoso central, esse ataque provoca graves na medula e no cérebro.
A seguir veja todos os sintomas da doença.
Sintomas?
- Dormência nas mãos
- Queimação na face
- Formigamentos
- Visão borrada
- Visão dupla
- Perda da força muscular
- Espasmos
- Tontura
- Retenção de urina
- Alteração da memória
- Perda da coordenação de alguns movimentos
- Ansiedade
- Mudança no humor
- Irritação
- Dores constantes
- Alteração no sono
- Dificuldade para andar
- pensamento lento
- Desiquilíbrio para segurar alguns objetos
- Depressão

Reprodução / Instagram
Ao sentir qualquer alteração em sua saúde ou mudança repentina no humor, procure um médico para avaliar seu caso e conferir como anda sua saúde, como método preventivo devemos manter regularidade de ao menos uma vez ao ano na consulta médica.