Segundo o Ministério da Saúde, o índice de câncer de mama e câncer do colo do útero entre as mulheres tem aumentado consideravelmente nos últimos anos no Brasil e no mundo todo. Os oncologistas chamam a atenção das pessoas com idade inferior a 50 anos, pois o índice de células cancerígenas no colo do útero tem aumentado para essa faixa etária.
O CEO da Colorectal Alliance, o Dr. Michael Sapienza, disse que a ciência ainda não tem exatidão do que tem provocado esse resultado, mas que as mulheres precisam prestar muita atenção com os sinais de câncer de cólon, como por exemplo, o sangramento retal, cansaço físico, sangue nas fezes.
Sangramento retal:
Algumas mulheres relataram após o diagnóstico de câncer do cólon do útero, que de início imaginavam estar com problemas nas hemorroidas por conta do sangramento e na verdade, o problema estava no cólon. Portanto, se você tiver queixa de sangramento retal, procure também um ginecologista, pois o sangramento retal pode ser um dos sinais de células malignas no cólon do útero.
Cansaço:
As mulheres que tem essa patologia normalmente sentem uma tremenda exaustão e fraqueza constante. Tudo porque os tumores geram um sangramento lento no trato digestivo, causando queda no índice de glóbulos vermelhos e ferro em seu organismo, tendo anemia e déficit da quantidade de ferro, daí as consequências são falta de ar e cansaço.
Sangue nas fezes:
Listras vermelhas nas fezes devem ser investigadas.
Mudanças no trato intestinal
Os tumores podem causar uma alteração na consistência, forma ou frequência dos movimentos intestinais, como por exemplo, diarreia, prisão de ventre, sensação de que seu intestino não está esvaziado completamente depois de ir ao banheiro.Você pode até observar fezes finas como um lápis, que geralmente ocorrem quando o câncer está obstruindo o intestino. Se esses sintomas durarem mais de uma semana, procure o ginecologista.
Dor no estômago
Outros sinais de câncer no cólon são: dor na barriga, cólicas, náuseas ou vômitos. Geralmente, isso significa que o câncer se espalhou para além do seu intestino. Infelizmente, um grande problema com o câncer colorretal é que geralmente não há sinais óbvios no estágio inicial.
Então, certifique-se de passar por exames de triagem regularmente, como a colonoscopia, para verificar como as coisas andam. Quando esses procedimentos são feitos e detectam que há algo errado, pequenos aglomerados de células que se formam na parede do cólon podem ser removidos antes de se transformarem em câncer.