O Governo do Estado do Rio de Janeiro deve começar nesta semana um novo programa de combate a violência nas escolas. Em um trabalho conjunto, o governo pretende lançar um treinamento em gerenciamento de crises.
O programa deve começar em Duque de Caxias e vai contar com apoio da Secretaria de Estado de Polícia Militar. A ideia é oferecer, através da Polícia Militar, treinamento para professores.
Casos de violência e ataques em escolas é uma realidade e, pensando a partir disso, o governo acredita que a preparação dos professores é importante, para que saibam o que fazer caso se deparem com esse tipo de situação.
“O treinamento é para que os profissionais saibam como agir em um primeiro momento, em situações de conflito ou crise, antes da chegada da polícia militar à escola“, declarou a secretária de Educação, Roberta Barreto.
Num primeiro momento, o governo projeta treinar 450 profissionais da cidade de Duque de Caxias. A ideia, a longo prazo é que o programa seja expandido para outras regiões do estado.
A medida, segundo o governo, faz parte de um pacote de iniciativas que vem sendo colocadas em prática ao longo deste ano, desde os últimos casos de atentados que deixaram o país em choque.
Entre a população, a medida divide opiniões. Existem aqueles que acreditam que seja necessário, mas também existem aqueles que acreditam que a medida não é suficiente para solucionar as causas do problema – que possui raízes profundas na sociedade.