A medicina tem feito avanços que são impressionantes e alguns exemplos mostram isso. Nesta semana, um implante de mão no Paraná chamou a atenção e foi notícia em vários portais do país.
Um homem foi parar no hospital depois de sofrer um acidente e ter a mão amputada. O caso aconteceu em Campo Mourão e o homem foi socorrido junto com a mão, o que permitiu o procedimento de reimplante.
Alguns detalhes do caso foram fundamentais para o sucesso do procedimento, em especial a atuação do ortopedista que atendeu o paciente em Campo Mourão. Rapidamente, ele acionou cirurgiões de Maringá.
Sérgio Auto e Carlos Calzadol foram os responsáveis por assumir a cirurgia e receberam os detalhes ainda antes de conhecer o paciente. O paciente então foi encaminhado para Maringá, junto com a mão.
“Quando ele entrou em contato comigo tinha em torno de uma hora já que tinha acontecido tudo isso e é literalmente um relógio que começa a correr, né?”, declarou o dr. Sergio ao GMC Online.
Conforme explicou o dr. Carlos, também ao portal, o paciente já começou a fazer um movimento de pinça. Tendo isso em perspectiva, os médicos acreditam que a recuperação será quase 100%.
O médico também destacou a importância de que casos assim sejam divulgados, para criar a conscientização de que esse tipo de cirurgia é possível e evitar a perda de membros em casos que podem ser revertidos.
“É importante divulgar isso, que a gente consegue fazer esse trabalho para devolver a função de pacientes, de empregados, em uma melhor forma possível”, afirmou.