Neymar prestou depoimento antecipado ao tribunal espanhol, onde é réu por corrupção privada. Nao apenas o jogador, mas uma lista de pessoas envolvidas em sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013, respondem pelo suposto crime.
Como esta em temporada pelo PSG, Neymar teve a chance de prestar depoimento com antecedência. Questionado sobre os documentos do ano de 2013, Neymar afirmou não se lembrar e declarou assinar o que seu pai lhe pedia.
“Meu pai sempre cuidou das negociações de contrato. Eu assino o que ele pede“, declarou. “Meu pai sempre cuidou de tudo isso, sempre foi o responsável por isso“, reforçou.
A principal acusação feita ao grupo é a de que os valores anunciados foram inferiores aos valores realmente praticados. Isto é, a promotoria espanhola acredita que o Barcelona pagou mais do que declarou.
O caso vem sendo investigado há um longo período e agora a corte espanhola vai avaliar as alegações dos réus. A defesa de Neymar afirma que não houve crime. O jogador, por sua vez, afirma não se lembrar dos documentos assinados.
Caso seja declarado culpado, Neymar pode ser condenado a prisão e ainda ao pagamento de multa milionária. No Brasil, não existe a tipificação de crime por “corrupção privada”, como acontece na Espanha.
Para o Ministério Público espanhol, existem indícios de que os réus atuaram efetivamente para cometer fraude fiscal. O julgamento ainda deve colher depoimentos de outros envolvidos e acusados.