O trágico acidente ocorrido neste sábado, dia 17 de maio, em Nova York mobilizou a atenção do mundo e causou grande comoção nas redes sociais. Um navio-escola da Marinha do México, em missão diplomática e de treinamento, colidiu violentamente com a icônica Ponte do Brooklyn.
O resultado foi devastador, matando dois tripulantes e ferindo outros 17 sendo dois em estado grave. As cenas chocantes da colisão foram registradas por testemunhas e rapidamente viralizaram, alimentando um intenso debate sobre segurança marítima e falhas de navegação.
A embarcação envolvida, o navio Cuauhtémoc, é um tradicional veleiro da Marinha mexicana, que partiu de Acapulco no início de abril com 277 pessoas a bordo. A viagem faz parte da formação final dos cadetes da escola naval, com paradas programadas em diversos portos pelo mundo.
👀🇺🇸🇲🇽 Um enorme NAVIO de festas, ostentando a bandeira do MÉXICO, atracou próximo à Ponte do Brooklyn, em Nova York.
Cerca de 200 pessoas estavam a bordo, celebrando ao som de muita música e animação. #EUA #USA #Mexico #Brooklyn #navio pic.twitter.com/PATG2QNqse— Impacto Diário (@ImpactoDiario_) May 18, 2025
Nova York seria uma das primeiras escalas desta jornada que inclui países como Islândia, França e Escócia. A expedição, de 254 dias, foi abruptamente interrompida pelo impacto dramático que danificou os mastros do navio estruturas que, segundo análises preliminares, excediam a altura livre da ponte.
Otra toma del choque 🇺🇸🇲🇽 del Buque escuela de la Armada de México , contra el Puente de Brooklyn en Nueva York.#MexicanNavy
Marina Nacional pic.twitter.com/AtJ2hoV9ZT— Charly (@CarlosMiranda_) May 18, 2025
Neste vídeo, gravado momentos antes da colisão do navio escola mexicano Cuauhtémoc contra a Brooklyn Bridge, em NY, podemos ver que os cadetes estavam fazendo uma espécie de demonstração coreografada, com dezenas deles pendurados nos mastros. Com a colisão, muitos deles caíram no… pic.twitter.com/HluQuPhg2f
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) May 18, 2025
Testemunhas relataram cenas de pânico. Algumas pessoas estavam nas partes superiores da embarcação no momento da batida e chegaram a ficar penduradas por mais de 15 minutos antes de serem resgatadas.
A colisão do navio escola mexicano contra a Brooklyn Bridge, em NY, captada de cima da ponte por pessoas que acompanhavam o evento. Podemos ver que o navio estava sendo manobrado por um rebocador. Após a colisão, podemos ver dezenas de cadetes pendurados nos mastros, pois estavam… pic.twitter.com/MjO95a7dQo
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) May 18, 2025
Felizmente, ninguém caiu no rio East. As operações de salvamento foram rápidas, e o navio foi posteriormente rebocado. O prefeito de Nova York, Eric Adams, e o embaixador do México, Esteban Moctezuma Barragán, afirmaram que todos os esforços estão sendo feitos para tratar os feridos e informar os familiares.
Parte das famílias dos cadetes já se prepara para viajar aos Estados Unidos. A Ponte do Brooklyn, que liga Manhattan ao Brooklyn desde 1883 e é atravessada diariamente por mais de 100 mil veículos e 30 mil pedestres, segue interditada parcialmente enquanto as autoridades investigam as causas do acidente e avaliam os danos estruturais.
Este lamentável episódio deixa um alerta contundente: mesmo em rotas bem planejadas, a segurança nunca deve ser subestimada.