Em meio a uma série de investigações que cercam o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) expressou, de forma contundente, seu pessimismo quanto à possibilidade de o pai escapar de uma eventual condenação.
Durante participação por videoconferência no podcast Inteligência Ltda, realizada na segunda-feira, Eduardo admitiu que considera inevitável que Bolsonaro se torne réu no caso relacionado à tentativa de golpe de Estado.
A decisão sobre o andamento do processo será tomada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, 25. O ex-presidente também é alvo de outras investigações, como as envolvendo joias trazidas ilegalmente ao Brasil e a falsificação de cartões de vacinação.
Eduardo comparou a situação enfrentada por Bolsonaro à de manifestantes condenados pelo episódio do 8 de Janeiro, muitos dos quais receberam penas de até 17 anos de prisão. Em sua avaliação, mesmo com a melhor defesa possível, a condenação do pai já estaria traçada.
Ele argumenta que, seguindo o exemplo do ex-presidente americano Donald Trump, é necessário mobilizar apoio popular e manter relevância política para tentar frear o que considera um “sistema contra ele”.
“Com isso em mente, eu sigo o exemplo do Trump: ele já sabia desse jogo de cartas marcadas e apostou tudo na política. Levar a voz dele ao maior número de pessoas possível. Se o Bolsonaro perder o capital político dele, já era, o Alexandre de Moraes vai trancafiar ele na cadeia e jogar a chave fora”, disse o deputado licenciado.
O parlamentar licenciado, que atualmente reside nos Estados Unidos, afirma que sua principal missão é sensibilizar autoridades americanas para atuar contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e buscar anistia para os condenados pelo ataque às instituições.
Paralelamente às declarações políticas, Eduardo Bolsonaro se viu no centro de uma polêmica pessoal após o YouTuber Thiago Reis divulgar imagens de sua residência nos Estados Unidos, sugerindo que o deputado vive em uma mansão de alto padrão.
ATENÇÃO!! Esta é a MANSÃO de Eduardo Bolsonaro em Arlington, Texas, com enorme área verde nos fundos!!
Se fosse um petista, o "jornalismo investigativo" já teria imagens de dentro e fora da mansão, se perguntando DE ONDE VEM TANTA GRANA!! pic.twitter.com/I8VN7wOI0s
— Thiago dos Reis 🇧🇷 (@ThiagoResiste) March 22, 2025
A repercussão gerou desconforto e levou o parlamentar a se defender nas redes sociais. Segundo ele, o imóvel mostrado nas imagens é resultado de parcerias feitas por sua esposa, Heloísa Bolsonaro, que usaria as redes sociais para promover imóveis em troca de estadias gratuitas, como parte de seu trabalho com publicidade.
Eduardo classificou a denúncia como “fake news”, negando que sua família leve uma vida de luxo. Contudo, o conteúdo publicado pelo casal nas redes sociais apresenta cenas que indicam conforto e padrão elevado de vida, alimentando as críticas e questionamentos sobre a origem dos recursos utilizados durante o período no exterior.
O tutuber caiu na real e viu que não dá pra fingir que é perseguido, enquanto vive uma vida de príncipe nos EUA.
Aí joga pra cima da esposa 🤣🤣🤣
Na família Bolsonaro não existe um homem? Pq eles nunca assumem suas responsabilidades, nunca
— Allisson Fogaça 🔦 (@allfogaca) March 23, 2025
A situação coloca Eduardo Bolsonaro em um ponto de pressão, tanto no campo jurídico e político quanto no aspecto pessoal e midiático, evidenciando o quanto os desdobramentos do passado político da família continuam influenciando o presente.