Uma mulher de 35 anos, chamada Ashley Summers, veio a óbito após sofrer intoxicação por ingestão excessiva de água durante um dia extremamente quente.
Ela estava em uma viagem com o marido e suas duas filhas para o Lake Freeman, próximo a Monticello, Indiana, nos Estados Unidos, durante a semana do dia 4 de julho.
No entanto, o último dia da viagem registrou temperaturas acima de 30°C, tornando as condições climáticas bastante desafiadoras. Ashley sentiu-se desidratada e, de acordo com sua família, bebeu quatro garrafas de água, aproximadamente dois litros, em um intervalo curto de tempo, cerca de 20 minutos.
Ela começou a experimentar tonturas e dores de cabeça, e ao chegarem em casa, desmaiou na garagem. Preocupados, seus familiares a conduziram rapidamente ao hospital, no entanto, infelizmente, ela não recuperou a consciência.
A intoxicação por água, também conhecida como hiponatremia, pode ocorrer quando alguém ingere grandes quantidades de água em um curto espaço de tempo.
Embora seja rara, essa condição pode ser fatal, uma vez que interfere no equilíbrio dos eletrólitos no organismo, especialmente se não houver o consumo adequado desses elementos através dos alimentos.
Situações em que alguém bebe quantidades excessivas de água, como em competições de ingestão rápida ou durante longas sessões de exercícios intensos, apresentam maior risco de desenvolver essa condição.
É fundamental estar ciente dos perigos e tomar cuidado com o consumo exagerado de água em situações extremas. Embora incomum, o risco existe e deve ser levado a sério.
De acordo com Devon Miller, irmão de Ashley, em entrevista à WRTV: “Ela adorava estar na água. Ela adorava estar no lago. [Então] minha irmã, Holly, me ligou e ela estava completamente destruída. Ela estava tipo ‘Ashley está no hospital. Ela tem um inchaço no cérebro, eles não sabem o que está causando isso, não sabem o que podem fazer para diminuir e não parece bom”.