O uso de corridas de aplicativo já se tornou comum para grande parte das pessoas, especialmente em centros urbanos. No entanto, é importante estar atento a algumas regras dos aplicativos.
Nesta semana, um vídeo viralizou nas redes sociais com a atuação de um motorista que expôs o caso. O motorista aceitou uma corrida, mas se recusou a seguir viagem ao perceber que a passageira era uma adolescente de 13 anos.
Quando a menina entra no carro, o motorista imediatamente a cumprimenta e pergunta sua idade. Ao ser informado que ela tinha apenas 13 anos, o motorista então explica que não poderia seguir viagem.
O homem, que não teve o nome revelado, explica à menina que não poderia seguir viagem porque é contra as regras do aplicativo transportar menores de idade desacompanhados. A adolescente ainda retruca, afirmando que sua mãe já havia pagado a corrida.
O motorista então explica a situação de novo, pergunta se ela tem a chave de casa e recomenda que ela volte para casa. A adolescente estava a caminho do shopping e afirmou que já tinha usado o aplicativo outras vezes, mesmo sozinha.
https://www.instagram.com/reel/DJHDQvHRXeG/
Nas redes sociais, a atitude do motorista foi bastante elogiada por internautas. Muitas pessoas afirmaram que o motorista tinha razão de recusar a corrida em nome de sua segurança, mas também pela segurança da menina.
É regra: os aplicativos de corrida realmente proíbem que seus motoristas transportem menores de idade desacompanhados. No caso da Uber, desde fevereiro do ano passado, existe a opção Uber Teens, voltada ao público entre 12 e 17 anos.
O recomendado é sempre a viagem acompanhada. Se você vai mandar seu adolescente para uma corrida por aplicativo, acompanhe ou mande outro adulto de confiança acompanhar a viagem, por segurança.