Os absorventes internos muitas vezes são a escolha das mulheres, devido a comodidade que seu uso proporciona, durante ‘aqueles dias’. Porém, existem algumas restrições e cuidados que devem ser tomados, quando se opta por este tipo de absorvente.
Um dos cuidados que deve ser tomado, é o de trocar o absorvente com uma certa frequência, e também não se deve passar mais de 8 horas seguidas usando absorventes internos, sendo extremamente importante que ao menos uma vez ao dia, se utilize o absorvente externo.
Estes cuidados são necessários, pois os absorventes internos podem causar a síndrome do choque tóxico, isto é, uma rara condição causada por bactérias, que pode causar até mesmo a morte. Esse tipo de bactéria se encontra naturalmente em nosso organismo, podendo estar alojada em nossa pele, axilas, partes íntimas, períneo e faringe, mas este fato não indica que a bactéria irá se desenvolver e causar uma infecção.
O problema surge quando ocorre alguma alteração no ambiente natural, causando um entorno quente que pode facilitar seu desenvolvimento, podendo então liberar toxinas que prejudicam diretamente o organismo. Os absorventes estão associados como propícios a modificarem este ambiente, devido a concentração de muitos fluídos que facilitam o desenvolvimento desta bactéria.