As crianças pequenas são naturalmente curiosas e possuem uma energia inesgotável. Contudo, essa combinação pode ser perigosa sem a supervisão adequada. Atividades simples, como brincar no quintal ou até mesmo fazer suas necessidades podem se tornar mortais.
Um triste e trágico exemplo disso ocorreu recentemente na comunidade Cauçu B, que fica na cidade de Monte Alegre, localizada no oeste do Pará, onde uma criança de apenas 4 anos de idade perdeu a vida afogada em um açude próximo à sua casa.
Na tarde de terça, dia 18 de junho, o corpo da criança foi encontrado boiando no açude. De acordo com relatos, o acidente aconteceu por volta das 14h. A mãe da criança estava deitada em uma rede dentro de casa, enquanto a vítima descansava em outra rede.
Em determinado momento, a criança pediu para sair para fazer xixi e foi para fora da residência para fazer sua necessidade. Sem a supervisão dos adultos, ela caiu no açude e, sem conseguir nadar e sair da água, acabou se afogando.
Infelizmente, um tempo depois, o corpo da criança foi encontrado no açude boiando. As circunstâncias exatas de como o acidente ocorreu ainda são desconhecidas, mas o caso ressalta a importância de manter vigilância constante sobre crianças pequenas.
Essa vigilância se mostra ainda mais relevante em áreas que apresentam riscos como regiões com açudes, cachoeiras, piscinas e etc. A tragédia em Monte Alegre é um lembrete doloroso da necessidade de cuidados redobrados com crianças em ambientes potencialmente perigosos.