O que seria um momento especial entre família, celebrando a entrada do novo ano, se tornou um verdadeiro pesadelo para a família do pequeno Thomas Caitano Ribeiro. O menino, de 2 anos de idade, foi socorrido às pressas após ser picado por um escorpião.
O menino dormia na casa da família, onde mora, em Arniqueiras. De repente, segundo familiares, Thomas acordou chorando e teve início a correria. “Ele acordou chorando muito, colocando a mão na cabeça, coçando e começou a gritar de dor”, descreve a mãe.
Inicialmente a família correu para o hospital mais próximo de casa, onde Thomas recebeu a primeira atenção médica, depois a família optou pela transferência ao Hospital Brasília, em Águas Claras, onde o menino segue internado.
Adriana Caitano, mãe do menino, explica que o filho teve uma grave piora e já demonstra comprometimento cardíaco e renal. “Vão fazer uma hecmo, que é basicamente colocar um aparelho temporário pra bombear o sangue fora do corpo“, explicou.
A mãe ainda destacou que o filho está sendo atendido por uma ampla junta médica, que contempla várias especialidades, já que o caso do menino é grave e complicado. A família conseguiu capturar o escorpião e entregou para a vigilância sanitária.
Autoridades ainda revisaram o lote onde a família mora e encontraram outros escorpiões, todos capturados. A família acompanha a internação e torce pela melhora do menino.
Em casos de picada ou suspeita de picada de escorpiões, ou outro animal peçonhento, a recomendação é procurar imediatamente o atendimento médico. Se possível for, a captura do animal pode auxiliar no atendimento.