Na Índia, um adolescente de 14 anos morreu após contrair o vírus Nipah. O caso levanta grande alerta no país, especialmente porque o vírus ainda não tem cura e o contagio foi violento, uma vez que o menino faleceu apenas um dia após o diagnóstico.
De acordo com informações locais, o menino teve o óbito confirmado no último domingo (21/07). O vírus já é conhecido da medicina há algum tempo, é transmissível e atua diretamente no cérebro.
O menino morava na cidade de Pandikkad e, segundo as autoridades, todos com quem ele teve contato passaram por testagem. Todos os moradores da região foram orientados a usar máscaras, para evitar o contágio.
Para se ter ideia, o vírus foi registrado pela primeira vez ainda em 1999. Na ocasião, um surto em Kampung Sungai Nipah, na Península da Malásia, deixou cerca de 105 mortos. Até hoje, a doença segue sem cura.
O vírus é transmitido de animais para o ser humano e já foi observado em porcos e morcegos. O contágio se da através do contato com fluídos corporais, também podendo ser transmitido de pessoa para pessoa.
Os sintomas da doença podem incluir febre, dificuldade para respirar e tosse. Outros sintomas podem estar associados, como inchaço cerebral. A taxa de mortalidade da doença pode chegar ao 70%.
A identidade do menino indiano não foi revelada. Não se tem informações sobre o histórico clínico do adolescente até o momento.